Gérberas




Se eu fosse uma flor talvez fosse uma Gérbera, são minhas favoritas, das famílias dos girassóis, porém menores e mais leves e da família das margaridas, só que um pouco maiores e mais abertas, talvez não fosse uma flor, como Alice fosse um matinho uma outra coisa que não pertencesse ao jardim, mas se eu fosse uma flor seria aquela quieta, a que vem em varias cores, um caule grosso e pétalas sensíveis, aquela que só quer encontrar seu lugar, mas que não é nem girassol e nem margarida, é um meio termo entre algo forte e algo frágil que não sabe muito bem como se relacionar, mas como alguém olharia para uma gérbera despetalada? Uma gérbera que decidiu crescer onde bate o sol sob todas as cores, não é claro, é preferível olhar para as rosas, tão belas e macias ou mesmo para os fortes girassóis que nunca pensam ao perseguir o sol, mas eu sou uma gérbera, uma flor que ninguém conhece.
Como ser uma flor com tudo isso dentro do peito? Como estar em um jardim se as outras flores são tão bonitas, flores são sobre aparência, sobre perfumes, mas gérberas não são exatamente cheirosas e seus caules se muito numa mesma água ficam gosmentos, como pode uma gérbera fazer amigos, se impor, socializar, ninguém escolheria uma gérbera para conversar se não outra gérbera e por um tempo nos acostumamos, mas o mundo é um vasto jardim, não somos apenas quem somos e parecemos desagradar ao não buscarmos nos encaixar então o que fazer? Com Mrs Darcy não fui agraciada com o dom de fazer amigos, não gosto de papo furado, não falo mal de outras flores então como conseguir, como ser forte eu já nem sei, como pode uma flor tão simplória, tão sem conteúdo, tão vazia prender a atenção de alguém, como se alguém fosse perder muito tempo olhando gérberas ao lado de rosas e tulipas, cerejeiras e damas da noite eu sou só uma flor qualquer sem qualquer capacidade de manter amizades, de criá-las de entreter alguém, ansiosa por algo interessante ou engraçado para dizer, mas gérberas não são engraçadas ou simpáticas, amiguinhas ou encantadoras, são flores simples, elegantes e altas... Eu só gostaria de saber o que dizer, de saber o que fazer para me manter eu mesma em um mundo onde já debruçaram-se tantas flores sobre mim tampando-me o sol, eu gostaria de saber o que falar quando alguém diz que lembrou de mim, saber o que dizer para manter a amizade de pessoas com patentes mais altas que é tão facilmente conquistado pelos outros. O que aconteceu a essa florzinha que hoje sente-se tão presa ao procurar a liberdade, tão confusa em um mundo em que nada mais faz sentido e ao mesmo tempo sempre fez, esse medo de que vão lhe despedaçá-la novamente, esse medo de que vão outras flores pesarem sobre ti ou mesmo o medo de ser rejeitada deste jardim, quantas vezes essa gérbera já tentou e fracassou ao rir de uma piada onde não foi chamada, de tentar dizer algo engraçado a alguém muito interessante. E cada dia mais pareço murchar sob o caule gosmento, eu amo as gérberas, eu amo quem sou, mas esse medo sobe como veneno sobre meus veios e esse trauma eu não sei como superar. 


Megan M.

Comentários